ANÁLISE DA PROPAGANDA ENGANOSA APLICADA NAS RELAÇÕES DE CONSUMO A PARTIR DO EVENTO DA BLACK FRIDAY NA CIDADE DE CARUARU/PE

Autores

  • Thiago Pessoa Pimentel AESA/ASCES
  • Karlla Lacerda R. da Silva ASCES

Palavras-chave:

Black Friday, Consumidor, Vulnerabilidade, Código de Defesa do Consumidor

Resumo

O presente trabalho retrata a análise das práticas publicitárias utilizadas na divulgação do evento Black Friday e a reação dos consumidores diante de tais práticas, discutindo as ilegalidades nas propagandas que induzem o consumidor ao erro, à luz dos postulados legais consignados no Código de Defesa do Consumidor (CDC), como também da doutrina e jurisprudência publicadas sobre o tema. Nesse contexto, o referencial teórico discute os efeitos e impactos das propagandas feitas pelo comércio, a partir de Bardin, por meio da análise das entrevistas realizadas com consumidores, com ênfase no CDC. A interpretação dos dados analisados indica que a força dos comerciantes se concentra apenas em ofertar preços e alguns descontos falsos ou descontos meramente ilusórios, com o intuito de aumentar as vendas, contribuindo para que o consumidor, que já é vulnerável por sua própria natureza, seja induzido ao erro, para o simples fato de comprar por comprar sem a real necessidade do produto, somente pelo fato de não perder a viagem.

Biografia do Autor

Thiago Pessoa Pimentel, AESA/ASCES

Mestre em Gestão Empresarial do Centro Universitário UNIFBV – WYDEN. Docente no Curso de Direito da
Faculdade AESA-CESA E-mail: thiagopessoapimentel2022@gmail.com

Karlla Lacerda R. da Silva, ASCES

Mestre em Gestão Empresarial pelo Centro Universitário UNIFBV – WYDEN. Docente no Curso de Direito da
Faculdade ASCES E-mail:karlla_lrs@hotmail.com

Downloads

Publicado

2022-12-31

Edição

Seção

Artigos