ENSINO SUPERIOR EM TEMPOS DE PANDEMIAS: VIVÊNCIAS ACADÊMICAS DE ESTUDANTES DE DIREITO EM UMA INSTITUIÇÃO PRIVADA DO AGRESTE DE PERNAMBUCO

Autores

  • Vitória Midiã Ferreira Silva ASCES-UNITA
  • Elba Ravane Alves Amorim ASCES-UNITA

Palavras-chave:

Pandemia, Direito, Educação, Ensino Superior

Resumo

Diante do isolamento social no período da pandemia da COVID-19, o sistema educacional precisou ser reinventado para dar continuidade as suas atividades. Nesse cenário, pode-se afirmar que uma menor parcela social detentora do poder econômico foi favorecida devido ao fácil acesso aos recursos necessários e tecnologias para dar continuidade aos estudos, excluindo grande parcela da sociedade, os quais foram prejudicados em seu processo de aprendizagem. Em vista disso, o presente estudo buscou analisar como ocorreu o desdobramento do ensino superior em tempos de pandemia, em uma instituição privada do agreste de Pernambuco, a partir das vivências acadêmicas de estudantes de Direito. A pesquisa de campo, obteve antes de realizada obteve aprovação do Comitê Científico e do Comitê de Ética. O método utilizado para a coleta de dados envolveu a aplicação de questionários, os quais foram distribuídos de maneira anônima entre os estudantes. A escolha por formulários impressos visou garantir a confidencialidade das respostas, além de assegurar que a participação ficasse restrita a 110 estudantes enquadrados no perfil definido para a pesquisa.

Biografia do Autor

Vitória Midiã Ferreira Silva, ASCES-UNITA

Bacharelanda em Direito pela ASCES-UNITA. E-mail: 2019101631@app.asces.edu.br

Elba Ravane Alves Amorim, ASCES-UNITA

Professora da ASCES-UNITA; Mestra em Direitos Humanos; Doutoranda em Educação Contemporânea. E-mail: elbaamorim@asces.edu.br

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Publicado

2023-12-23

Edição

Seção

Artigos