“EU POSSO TRAZER O SEU COMPUTADOR... AH, ACHOU UM GRUPO DE TETRAPLÉGICOS PARA EU PARTICIPAR?” UM ESTUDO SOBRE INCAPACIDADE CIVIL À LUZ FÍLMICA DE ‘COMO EU ERA ANTES DE VOCÊ’

Autores

  • Mickael Ferreira Alves AESA/FACCON

Palavras-chave:

Acidente, Capacidade, Personalidade, Sentimento

Resumo

O presente estudo abordou através de um caso para ensino na turma do primeiro período do curso de direito na Faculdade Pitágoras de Belo Jardim, na disciplina de direito civil-pessoas e bens, com a utilização pelo professor, do filme “Como eu era antes de você” para tratar em sala de aula os aspectos envolvendo questões como a capacidade civil e os direitos da personalidade. O filme retrata a história de vida de um tetraplégico, Will Traynor, de 35 anos, inteligente, rico e mal-humorado. Preso a uma cadeira de rodas depois de um acidente de moto, o antes ativo e esportivo Will desconta toda a sua amargura em quem estiver por perto. Tudo parece pequeno e sem graça para ele, que sabe exatamente como dar um fim a esse sentimento. O que Will não sabe é que Lou está prestes a trazer cor a sua vida. E nenhum dos dois desconfia de que irá mudar para sempre a história um do outro. O estudo caracterizou-se por ser uma pesquisa bibliográfica, de caráter explicativo, com um estudo de caso realizado em sala de aula.

Biografia do Autor

Mickael Ferreira Alves, AESA/FACCON

Advogado. Presidente da Comissão Especial de Direito Tributário na OAB em Belo Jardim/PE. Mestre em Gestão Empresarial pela UniFBV. Especialista em Direito Processual Civil pela Uninassau em parceria com a Escola Superior de Advocacia do Estado de Pernambuco-ESA/PE. Especialista em Direito Tributário pelo IBET/SP. MBA em Contabilidade, Gestão Tributária e Auditoria pela Faculdade Estratego. Professor Universitário.

Downloads

Publicado

2022-12-31

Edição

Seção

Artigos

Categorias